Três perguntas para Mariana Portella

Mariana Portella 2014A carioca Mariana Portella estreia na literatura com um romance surpreendente, O outro lado da sombra (Rocco). O livro, uma reflexão misturada com filosofia a partir de um protagonista em coma, será lançado na próxima quinta-feira, às 19h, no Rio, na livraria Argumento. A orelha é assinada por Nélida Piñon.
TL – O protagonista de seu romance de estreia é abertamente inspirado na filosofia existencialista de Kierkgaard. Como foi o processo de escrita do livro?
MP – O que houve na minha elaboração ficcional foi uma indagação das peripécias da existência e as perspectivas abertas por Kierkegaard e outros me sensibilizam muito. Me foquei na via da angústia. Kierkegaard foi um dos filósofos que mais profundamente investigou esse tema. O processo de escrita do livro se desdobrou em várias etapas, normalmente simultâneas: pensar, esboçar, apagar, ler e reler. Todas essas etapas surgiram ao mesmo tempo e foram se realizando à medida que a narrativa veio ao meu encontro.
TL – Seu pai, Eduardo Portella, é integrante da Academia Brasileira de Letras. Como a convivência com grandes imortais influencia na sua literatura?
MP – A minha convivência com o meu pai e, eventualmente, com alguns colegas dele se verifica pelo lado humano, já que se tratam de pessoas que compreendem e trabalham com o sentido da vida.
TL – No ano passado, você ganhou o prêmio Maximiano Campos, de microcontos. Imagino que já esteja rascunhando um novo livro. No que pretende investir agora: contos, outro romance?​
MP – Realmente o meu foco principal é um novo romance apenas esboçado. Enquanto isso, vou continuar com os contos. Há momentos em que a forma menos extensa é a mais apropriada ao que pretendo expressar. Mas é melhor falar sobre isso depois que tiver algo concreto. Escrevo apenas. Se conto ou romance descubro durante a escrita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s